Foto: Internet

Uma simulação de emergência foi realizada nesta quarta-feira (26) na barragem localizada na Área de Proteção Ambiental do Gelado, em Carajás, no sudeste do Pará. O treinamento serviu para orientar a comunidade que vive na região sobre como proceder em caso de emergência.

A ação foi coordenada pela Defesa Civil de Parauapebas, com apoio da empresa Vale, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito.

Este foi o segundo simulado de emergência no local. O primeiro foi em novembro de 2018, quando a Vale instalou sirenes em pontos estratégicos na APA do Gelado, no objetivo de alertar a comunidade em caso de emergências.

Barragens preocupam moradores

Moradores que vivem em regiões próximas às barragens da Vale, onde há extração de minérios, ficam preocupados e querem saber se há riscos. Além da barragem na APA do Gelado, outras três barragens também estão em operação somente no complexo minerador de Carajás em Parauapebas.

O Governo do Pará criou, no final de janeiro, um grupo de trabalho para a fiscalização das mais de 90 barragens no estado. Segundo o governo, o plano prevê a participação de órgãos de monitoramento, como o Ministério Público do Estado (MPPA), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

A Vale informou que todas as barragens da empresa são vistoriadas periodicamente e que, quinzenalmente, são realizados monitoramentos e inspeções em todas as estruturas que se enquadram na Política Nacional de Segurança de Barragens.

Fonte: G1PA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here