O Governo do Pará confirmou a vinda de 200 homens e 40 viaturas da Força Nacional para o Pará no dia 25 de março. O anúncio foi feito após reunião realizada nesta quinta-feira (7) com o secretário nacional de segurança pública, o general Guilherme Theophilo, no Palácio do Governo.

No dia 1º de janeiro, o governador Helder Barbalho informou que solicitou ao Ministério da Justiça 500 homens da Força Nacional de Segurança para ajudar o estado no combate ao crime. No entanto, após a reunião desta quinta-feira, foi anunciado a vinda de 200 homens e 40 viaturas. Assim, segundo o governador Helder Barbalho, o foco das ações da Força Nacional será concentrada na região metropolitana de Belém.

“Nós havíamos solicitado 500 homens e a ideia era que pudéssemos espalhar em diversas regiões do estado. Ao momento em que a resposta ao nosso pleito reduziu para 200 homens, a ideia agora é que possamos centralizar nas áreas com maior incidência de violência, e esta região é a região metropolitana de Belém “, afirmou o governador.

Segundo o general Guilherme Theophilo, a Força Nacional ficará por um período de seis meses no Pará, mas o prazo poderá ser estendido caso seja necessário.

“No dia 23 nos iniciamos o deslocamento, com 40 das viaturas, e esperamos que no dia 25 já estar aqui pronto com inicialmente 200 homens em um período de seis meses. Mas nós podemos aumentar, fruto do trabalho que nós vamos fazer de avaliação”, disse.

Projeto-piloto

O secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, lançou nesta quinta-feira o projeto-piloto do Governo Federal destinado a reforçar ações de segurança em cinco municípios do Brasil. Ananindeua foi a escolhida na região Norte para ser beneficiada pelo projeto.

Segundo o general Guilherme Theophilo, o objetivo é reduzir os altos índices de violência, especialmente homicídios, por meio da articulação entre os municípios para realizar ações de prevenção social e de repressão qualificada, a partir de diagnósticos locais.

(G1PA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here